Jó 5: 17,18 Eis que bem aventurado é o homem a quem Deus castiga, não desprezes pois a disciplina do TODO PODEROSO, porque Ele faz a chaga e Ele mesmo a liga, Ele fere e as Suas mãos curam.
Pois bem,  certamente esses amigos de Jó citados no livro, pertenciam a um grupo de sábios  da época e tinham uma posição social bastante elevada.
No capitulo 5  aparece  Elifaz, que quer dizer,  Deus é a sua força, como amigo de Jó.
Ao nosso  parecer, e também pela Bíblia dá-se a entender que Elifaz temia a Deus, porque  ninguém pode dizer estas palavras tão poderosas no versículo 17,18  sem haver  temor no coração.
Mas, no capítulo 19  Jó queixa-se da dureza das palavras dos  seus amigos quando se dirigem à ele, sem saber que a verdadeira luta estava  travada entre Deus e o diabo.
Jó somente como instrumento, acredito que nem ele sabia disso. Vejamos aqui os atributos de Jó:  Íntegro, reto, temia a Deus e  desvia-se do mal.
INTEGRIDADE: Que dizer sem corrupção.
RETIDÃO:  Conformidade com os verdadeiros princípios.
TEMER A DEUS: Começo da  sabedoria.
DESVIAR DO MAL: Retroceder de algo maléfico estando à sua frente  no seu trilhar de cada dia.
Mas, o quadro de Jó é revertido. De rico passou a  ser pobre, de saudável passou a ser enfermo, os amigos foram,  e vieram os cães  para lamberem as feridas, vida social foi para o anonimato.
No capítulo 2:  9 e 10  Jó é desacreditado até pela sua esposa.
Quando estamos em  lutas, é comum surgirem comentários:  Será porque?,  Será?,  Será que não está sendo destruido pelo pecado?,  mas no caso de Jó foi bem diferente, Deus estava  fazendo uma ferida, mas o próprio Deus teria a encubencia de fechá-la, pois Ele faz a  chaga e Ele mesmo a liga, Ele fere, mas Suas mãos curam.
Mas, quando o diabo  apanha o indivíduo no contrapé sem a cobertura do Sangue de Jesus, Ele faz o  estrago e fica só observando o crescimento da ferida, porque ele gosta de fazer  chagas mortais até lançar ao inferno, onde elas jamais serão  ligadas.
FERIDAS: Quer dizer, chagas, aberturas indevidas.
Podemos mostrar  aqui alguns tipos de feridas.
FERIDAS SEM CAUSA: Provérbios 23: 29,30  Para  quem são os ais?  Para quem os pesares? Para quem as pelejas?  Para quem as  queixas?  Para quem as feridas sem causa?  Para quem os olhos vermelhos?  Para os  que se demoram perto do vinho, para os que andam misturando bebida forte.  É  comum vermos pela televisão,  pais, padrastos, amantes que chegam em casa  totalmente bêbados e começam a espancar os seus, totalmente sem  causa.
Gálatas 5  mostra que a bebedice é uma obra da carne e gera grandes  prejuízos moral, físico  e espiritual.
FERIDAS ACIDENTAIS: Essa acontece  quando manuseamos certos instrumentos cortantes e não tomamos os devidos  cuidados de segurança. É muito comum nos lares, nas cozinhas e etc...
Mas, a  própria Bíblia é uma espada bastante afiada de dois fios. Se não tomarmos muito  cuidado ao usá-la, pode acontecer o mesmo, cortes fatais, nas pessoas que as  usam e interpretam erroneamente. 
Devemos usar os fios da Bíblia, para cortar  os dardos inflamados do maligno, não apanhando versículos isolados, e  provocando distúrbios e contendas no meio do povo de Deus.
FERIDAS  PROPOSITAIS:  Havia um mendigo em Belo Horizonte nos anos 70 que coletava esmolas  na praça 7 com uma grande ferida exposta na perna. Quando a ferida ameaçava   fechar, ele próprio abria propositalmente e logo retornava a inflamação, pois aquela  ferida era muito importante para ele, lhe gerava dinheiro. Nunca queria que a  mesma cicatrizasse.
Finalizando quero comentar sobre um tipo de ferida que só  cura superficialmente, aquela que cria uma superfície mostrando o fechamento da  chaga mas, por dentro está cada vez mais arruinada.
Quando olhamos a Bíblia em Jeremias 6: 13, 14 Porque desde o menor deles, até o maior, cada um se dá a avareza, desde o Profeta até ao Sacerdote, cada um usa de falsidade e cura a ferida do meu povo levianamente dizendo: Paz, paz quando não há paz. Nos nossos dias vemos inúmeros falsos curandeiros, querendo fazer o mesmo dentro do meio cristão. Dizendo em alta voz: "Já estão curados!". Sendo que a doença e a guerra continuam nos lares, nas vidas e nas pessoas.
Quando olhamos a Bíblia em Jeremias 6: 13, 14 Porque desde o menor deles, até o maior, cada um se dá a avareza, desde o Profeta até ao Sacerdote, cada um usa de falsidade e cura a ferida do meu povo levianamente dizendo: Paz, paz quando não há paz. Nos nossos dias vemos inúmeros falsos curandeiros, querendo fazer o mesmo dentro do meio cristão. Dizendo em alta voz: "Já estão curados!". Sendo que a doença e a guerra continuam nos lares, nas vidas e nas pessoas.
Esta é a última ferida  que vamos comentar:
FERIDA DA ALMA: Esta só é curada quando a espada de Deus,  que é a Bíblia sagrada, o evangelho poderoso penetra no mais profundo da alma do  pecador.  Hebreus 4: 12  Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais  penetrante do que espada de dois gumes e penetra até a divisão da alma e do  espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e  intenções do coração.  Ela funciona como um dinamite Santo que vai lá onde  está os cauterizados pecados ferindo a alma, machucando os corações, destruindo  as vidas. Ela explode a TODOS, fazendo com que a alma e o espírito humano fiquem  curados pelo poder do Precioso Sangue de JESUS CRISTO.
Que Deus nos abençoe em  Cristo Jesus.
Pastor Robério Costa.











0 comentários
Postar um comentário