domingo, 18 de março de 2012

CURANDO AS FERIDAS
Pastor Robério Costa16:26 0 comentários


 


Jó 5: 17,18   Eis que bem aventurado é o homem a quem Deus castiga, não desprezes pois a disciplina do TODO PODEROSO, porque Ele faz a chaga e Ele mesmo a liga, Ele fere e as Suas mãos curam.
Nota-se que alguns acreditam, que o livro de Jó seja um livro anônimo, outros supõe ter sido escrito por Moisés, outros dizem que Jó pode ter sido contemporâneo de Abraão.
Pois bem, certamente esses amigos de Jó citados no livro, pertenciam a um grupo de sábios da época e tinham uma posição social bastante elevada.
No capitulo 5  aparece Elifaz, que quer dizer,  Deus é a sua força, como amigo de Jó.
Ao nosso parecer, e também pela Bíblia dá-se a entender que Elifaz temia a Deus, porque ninguém pode dizer estas palavras tão poderosas no versículo 17,18  sem haver temor no coração.
Mas, no capítulo 19  Jó queixa-se da dureza das palavras dos seus amigos quando se dirigem à ele, sem saber que a verdadeira luta estava travada entre Deus e o diabo.
Jó somente como instrumento, acredito que nem ele sabia disso. Vejamos aqui os atributos de Jó:  Íntegro, reto, temia a Deus e desvia-se do mal.
INTEGRIDADE: Que dizer sem corrupção.
RETIDÃO: Conformidade com os verdadeiros princípios.
TEMER A DEUS: Começo da sabedoria.
DESVIAR DO MAL: Retroceder de algo maléfico estando à sua frente no seu trilhar de cada dia.
Mas, o quadro de Jó é revertido. De rico passou a ser pobre, de saudável passou a ser enfermo, os amigos foram,  e vieram os cães para lamberem as feridas, vida social foi para o anonimato.
No capítulo 2:  9 e 10  Jó é desacreditado até pela sua esposa.
Quando estamos em lutas, é comum surgirem comentários:  Será porque?,  Será?,  Será que não está sendo destruido pelo pecado?,  mas no caso de Jó foi bem diferente, Deus estava fazendo uma ferida, mas o próprio Deus teria a encubencia de fechá-la, pois Ele faz a chaga e Ele mesmo a liga, Ele fere, mas Suas mãos curam.
Mas, quando o diabo apanha o indivíduo no contrapé sem a cobertura do Sangue de Jesus, Ele faz o estrago e fica só observando o crescimento da ferida, porque ele gosta de fazer chagas mortais até lançar ao inferno, onde elas jamais serão ligadas.

FERIDAS: Quer dizer, chagas, aberturas indevidas.
Podemos mostrar aqui alguns tipos de feridas.
FERIDAS SEM CAUSA: Provérbios 23: 29,30  Para quem são os ais?  Para quem os pesares? Para quem as pelejas?  Para quem as queixas?  Para quem as feridas sem causa?  Para quem os olhos vermelhos?  Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam misturando bebida forte.  É comum vermos pela televisão,  pais, padrastos, amantes que chegam em casa totalmente bêbados e começam a espancar os seus, totalmente sem causa.
Gálatas 5  mostra que a bebedice é uma obra da carne e gera grandes prejuízos moral, físico  e espiritual.
FERIDAS ACIDENTAIS: Essa acontece quando manuseamos certos instrumentos cortantes e não tomamos os devidos cuidados de segurança. É muito comum nos lares, nas cozinhas e etc...
Mas, a própria Bíblia é uma espada bastante afiada de dois fios. Se não tomarmos muito cuidado ao usá-la, pode acontecer o mesmo, cortes fatais, nas pessoas que as usam e interpretam erroneamente.
Devemos usar os fios da Bíblia, para cortar os dardos inflamados do maligno, não apanhando versículos isolados, e provocando distúrbios e contendas no meio do povo de Deus.

FERIDAS PROPOSITAIS:  Havia um mendigo em Belo Horizonte nos anos 70 que coletava esmolas na praça 7 com uma grande ferida exposta na perna. Quando a ferida ameaçava  fechar, ele próprio abria propositalmente e logo retornava a inflamação, pois aquela ferida era muito importante para ele, lhe gerava dinheiro. Nunca queria que a mesma cicatrizasse.
Finalizando quero comentar sobre um tipo de ferida que só cura superficialmente, aquela que cria uma superfície mostrando o fechamento da chaga mas, por dentro está cada vez mais arruinada.
Quando olhamos a Bíblia em  Jeremias 6: 13, 14  Porque desde o menor deles, até o maior, cada um se dá a avareza, desde o Profeta até ao Sacerdote, cada um usa de falsidade e cura a ferida do meu povo levianamente dizendo: Paz, paz quando não há paz.  Nos nossos dias vemos inúmeros falsos curandeiros, querendo fazer o mesmo dentro do meio cristão. Dizendo em alta voz: "Já estão curados!".  Sendo que a doença e a guerra continuam nos lares, nas vidas e nas pessoas.
Esta é a última ferida que vamos comentar:
FERIDA DA ALMA: Esta só é curada quando a espada de Deus, que é a Bíblia sagrada, o evangelho poderoso penetra no mais profundo da alma do pecador.  Hebreus 4: 12  Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que espada de dois gumes e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.  Ela funciona como um dinamite Santo que vai lá onde está os cauterizados pecados ferindo a alma, machucando os corações, destruindo as vidas. Ela explode a TODOS, fazendo com que a alma e o espírito humano fiquem curados pelo poder do Precioso Sangue de JESUS CRISTO.
Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus.

Pastor Robério Costa.
Categoria:
Sobre o autor Este espaço tem como objetivo alegrar corações com assuntos Sadios, com alvíceras trazidas pelo Espírito Santo. Sou grato a Deus, por ter me dado a oportunidade de escrever estas mensagens. Que você possa ser abençoado nos visitando, na Pessoa Bendita e Maravilhosa de Cristo Jesus! Pr. Robério Costa. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares