quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROSPERIDADE OU BEM SUCEDIDO?
Pastor Robério Costa21:54 0 comentários

Termo bastante polêmico no nosso meio nos últimos tempos, devido as dificuldades de aquisição terem aumentado, usam a Bíblia dizendo às vezes que crente pobre está debaixo de maldição.
Quando procuramos na Bíblia a solução, ou melhor o entendimento de certas questões, evidentemente alcançamos, pois nela está o Espirito de Sabedoria e Conhecimento, que é o próprio Espirito Santo.
Hoje com a questão "vale quanto pesa" nas igrejas, alguns líderes conseguem às vezes convencer outros, com partes isoladas da Bíblia sagrada, que não podemos ser pobres nesta terra enquanto vivermos.
Quando Paulo escrevendo aos Filipenses no capitulo 4:13 "Tudo posso naquele que me fortalece" Alguns leitores de hoje já materializam o versículo. Ex: Posso possuir todas as casas do quarteirão onde moro, posso ter todos os carros importados.
Mas, Paulo explicando no próprio capítulo, aborda sobre os dois extremos: Ter abundância fala sobre ter fartura ou como ter fome.
Ter abundância: nesta abastança ele roga a Deus para ser fortalecido, não vindo perder a fé e cair no inferno com todo poder material.
Falta das coisas: Sendo fortalecido para que não entre em desespero, passe o tempo da angustia e provação, não perca a fé, a comunhão e venha cair não inferno.

Quando meditamos em Provérbios 30 v.7, 8 e 9... Agur filho de Jaqué dizendo ao Senhor: "Duas coisas te peço oh Senhor, não as negues a mim antes que eu morra, afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa, não me dês nem a pobreza, nem a riqueza, mas dá-me só o pão que me é necessário , para que de farto eu não te negue e diga: Quem é o Senhor? ou empobrecendo não venha a furtar e profane o nome de Deus."
Acreditamos que a riqueza é um dom de Deus, pois em Provérbios  3:16  "Largura de dias há na mão direita e na esquerda riquezas e honra." Deus nos dá o direito de galgar mais na terra dos viventes enquanto passarmos por aqui. veja o que diz a Bíblia no Salmos 115:16 "Os altos céus é do Senhor, mas a terra Ele deu aos filhos dos homens, Deus nos deu a terra para plantar e colher."
Quando entramos para a Bíblia em Mateus 19:24 vemos a grande dificuldade que um rico tem de  herdar o reino de Deus.
A verdadeira  genuína prosperidade, podemos ver claramente no antigo testamento focado no livro de Gêneses 12:2 A promessa de Deus a Abraão sendo abençoado e sendo engrandecido. Em Gêneses 12:18 Melquizedeque, tipologia divina, aparece a Abraão dizendo: "Bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo Criador do céus e da terra..." confirma o que Deus disse em Provérbios 10:22 que a "Benção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores."
Quando observamos a ganância das pessoas em possuir bens, em curto tempo, dizendo: "Porque a vida passa, tem que ser agora, não posso perder, vou investir hoje e ganhar amanhã..." veja o que a Bíblia diz em Provérbios 13:11 "A riqueza adquirida as pressas, diminuirá, mas quem ajunta pouco a pouco terá aumento."

Prosperidade define: Estado adquirido que é bem sucedido, possuindo 3 coisas: Sabedoria, Paz e Abundância.

  • Sabedoria quer dizer: Capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente, e vem de Deus. Foi o que Salomão ganhou no início do seu reinado. Ah! Se todos chefes de estado na terra tivessem a verdadeira Sabedoria, certamente julgariam correto e agiriam com Prudência.
  • Paz significa: Tranquilidade da alma. Quando chegamos em Eclesiastes 6:3  o próprio Salomão diz: "Se o homem gerar 100 filhos e viver  muitos anos e os dias dos seus anos forem muitos, e se a  sua alma não se fartar do bem e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele." 

Em Lucas 12,  vemos dois irmãos, um bem sucedido e outro não, o não sucedido pede a Jesus que o outro reparta seus bens com ele, o sucedido pensava em multiplicação do patrimônio, veja no v.18 "Derribarei meus celeiros e edificarei outro maiores, ajuntarei todo meu produto e bens e falou consigo mesmo; minha alma tens em depósito muitos bens, por muitos anos, agora descansa, come, bebe e folga."

São 4 termos que a Bíblia condena:
DESCANSA: levando o resto do seu tempo uma vida sedentária.
COME:  levando a vida na prática da gula.
BEBE: levando uma vida com muita farra, orgias e etc...
FOLGA: levando uma vida cheia de ociosidade.

Ele foi tachado como louco, partiu deste mundo naquela noite, segundo as palavras de Cristo.
Agora eu pergunto: Ele foi próspero?
Vamos para mais uma caminhada na Bíblia: sobre o garoto rico de Lucas 18, possuidor, empreendedor, mas procurava conhecer e descobrir onde sua alma descansaria na eternidade.
Deu uma sorte tremenda de ir à pessoa certa, o Dono da Vida que abriria a porta para ele chegar aos céus, mas, por ser homem "bem sucedido" saiu triste com a recomendação de Jesus, quando Cristo disse: "Reparta tudo o que tens com os pobres, vem e segue-me, assim tu alcançaras o premio da salvação."
Eu tenho com meus pensamentos, se ele tivesse aceitado esta prova e  feito conforme Jesus mandou, não haveria outro judeu, mais rico do que ele citado nas escrituras. Lógico que Jesus não o deixaria ser pobre, pelo contrário, multiplicaria os seus bens.
No mesmo livro de Lucas no capítulo 12, Jesus nos ensina uma palavra muito linda que diz: "Que devemos em primeiro lugar, buscar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas..." Há uma curiosidade aqui nesta narrativa, demais coisas que Jesus cita são: comida, vestes e longevidade de vida.
Alguns interpretam as "demais coisas" pulando fora ou extrapolando a narrativa pensando: "Se eu já estou buscando o reino de Deus e a sua justiça, agora quero bens materiais."
Preste atenção: Quando verdadeiramente alcançamos o reino de Deus e a Sua justiça, não fazemos casos de outras coisas que anteriormente eram nossos anseios. O Reino  de Deus e a Sua justiça nos preenchem, nos completa.
Observamos alguns reis deste século que findaram tragicamente suas vidas, quero citar somente três:
Saddam Hussein: Rei da babilônia, possuidor de bilhões de dólares, foi enforcado.
Kadafi: Rei da Líbia, linchado e assassinado.
Osni Mubarak: Rei do Egito, indo talvez a forca.
Agora pergunto: de que valeram os seus bilhões de dólares?

Finalizando...
O abençoado Abraão, o próspero, o milionário, é provado com dura prova e vence.
Em Gêneses 24 revela a prosperidade de Abraão, e o sucesso de Isaque em tudo.
Gêneses 26:12 diz que Isaque semeou naquela terra após a vitória sobre os filisteus e colheu 100 vezes mais.
Está aí meu amigo o segredo de tudo: A prosperidade está em semear na terra (lei da semeadura).
Jesus endossa as palavras de Isaque, em Mateus 19:29 quase da mesma forma dizendo: "Aquele que semear no reino de Deus, aqui na terra, receberá 100 vezes mais aqui na terra e depois a vida eterna."
Devemos semear o evangelho, lançar a semente do amor nos corações sedentos e tendo a certeza de que é inevitável a recompensa prometida por Cristo aqui na terra, conforme diz em Eclesiastes 11:1 "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o achará."
Lembre-se que Jesus disse que do nosso interior jorraria rios de água viva, águas ditas em Eclesiastes 11, referindo-se a nossa própria pessoa, como evangelizador.
Findo as minhas palavras: O verdadeiro próspero é o que evangeliza, é o que semeia.








Que Deus os abençoe, em Cristo Jesus!

Robério Costa
Categoria:
Sobre o autor Este espaço tem como objetivo alegrar corações com assuntos Sadios, com alvíceras trazidas pelo Espírito Santo. Sou grato a Deus, por ter me dado a oportunidade de escrever estas mensagens. Que você possa ser abençoado nos visitando, na Pessoa Bendita e Maravilhosa de Cristo Jesus! Pr. Robério Costa. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares