domingo, 3 de junho de 2012

JUIZ INÍQUO
Pastor Robério Costa10:29 0 comentários



LUCAS, 18
Aqui deparamos com uma narrativa explícita somente no livro de Lucas.
Jesus tráz este exemplo exatamente mostrando que, quando um cristão estiver tendo seus direitos violados por autoridades como a deste Rei, devemos nos concentrar sempre aqui no versículo 1: Orar sempre e nunca desfalecer. Rei na Bíblia, taxamos como qualquer autoridade, neste texto nos parece um Monarca altamente tirano com poder absoluto, Como era nos tempos do A.Testamento.
Vs. 2 relata que esse Rei era pagão, não havia consideração nenhuma para com o povo daquele lugar, direitos humanos jamais sendo considerado ali. Um homem quando não tem Deus, corremos o maior perigo de qualquer relacionamneto com Ele. Pois para fazer atrocidades, é como tomar um copo de água. Não havia respeito naquela região por parte deste Rei. Acredito ser um subjugo total.
No versículo 3 mostra o maior exemplo de persistência, residindo naquela cidade uma mulher de total dependência, viúva, não diz que tinha filhos, mas mesmo se tivesse ou não, fazia pouca diferença alí. Pois predominava uma extrema injustiça naquela região. A viúva citada, certamente pode ter herdado alguma coisa do falecido marido, e paulatinamente o sistema ía apoderando dos seus poucos bens e direitos. Sempre procurava recorrer o  meio mais correto, de  ir a autoridade máxima do lugar, com a esperança de um dia ser ressarcida dos direitos tomados.
A Bíblia mostra que o Rei caiu em si. reconhece sua incredulidade no Vs. 4. Confessando com os próprios lábios, mostrando a sua falta de respeito para com o povo. A viúva procurando seus direitos, e o Rei citando no Versículo 5 que a mesma estava  lhe importunado. QUE ABSURDO!...
Resolveu então mexer no velho arquivo de causas. Lembramos que a Bíblia diz: Quem move o coração do Rei é Deus, Prov. 21: 1. Quantas vezes somos lesados, direitos violados e códigos das leis não nos favorecem quase nada a nosso favor? Se abrir-mos a nossa boca a pronunciar queixas, podemos correr o risco de uma certa opressão, pois vivemos hoje em uma democracia que ainda tras vestígios de um imperialismo. ex: Há certas coisas no Brasil totalmente inconstitucional; onde já se viu um inquilino pagar o imposto da casa que não é sua?  OUTRO ABSURDO!...
As aposentadorias, vão se achatando de uma forma tão rápida que chega ao ponto do pobre velho não ter nem para os remédios. Se fossemos citar inúmeras aberrações cometidas pelos governos, ou melhor, pelos Reis, não sairíamos daqui hoje.  É lindo quando Jesus nos ensina que quando nossa túnica é tomada, devemos deixar levar a capa.  Mateus, 5: 40.
Cristo está nos ensinando que, não devemos revidar com autoridades insanas e corruptas, pois a paga deles, será como a daquele moço de Lucas, 16: 23.
Há casos de reivindicação parecendo que Deus nem está ouvindo, devido a demora e a persistência conforme o versículo 7. Este Vs. finda fazendo uma pergunta: Não fará Deus justiça a nós, quando persistirmos na oração dia e noite? Claro que sim. Deus é que nos defende, Ele é o nosso Juiz supremo nas nossas aflições, quando parece que o juiz iníquo está levando tudo de nós, Deus o faz devolver aos seus servos. Nosso Deus é de equidade, e julgará sempre com equidade.
O Senhor Jesus deixa a pergunta no vs. 8. Dizendo que logo, logo lhe fará justiça, não desanime, não desista de apresentar suas causas a Cristo.  No Salmo 55: 22. A Bíblia nos anima a depositar nossas dificuldades ao Senhor, pois é Ele que nos sustem. A comparação feita é esta:  um quadro como este, tipifica quando precede a vinda de Cristo. O usurpador, corrupto, iniquo, injusto, insando, sempre usa autoridades que não temem a Deus para nos oprimir. Dias difíceis, que chega até parecer que temos mais perdas do que ganho. O diabo vai tentando tirar de nós os bens e direitos para que fiquemos envergonhados diante da família, sociedade e da  igreja.
Continuamos com a lição do vs. 1. Pois o diabo não é dono dos seus bens. Se ele levou alguma coisa, terá que devolver, ele é apenas posseiro. Com essa ação diabolica, ele tem um alvo muito sigiloso, quer nos deixar sem a fé, pois sem esta é impossível agradar a Deus.  Hebreus, 11: 6.
Achará fé na terra quando Cristo vier? Que luta temos neste século!... tentando nos tirar a fé, depois que a mesma se vai, segue junto a unção do Espirito Santo. O senhor nos ajudará nestes tempos de grande angustia e injustiça. Deus está de olho em nós, Ele contempla os fiéis da terra. Salmo, 101: 6  Nos observa a todo tempo, nosso proceder de justiça.
O Senhor nos ajudará ao romper da aurora. Salmo, 46: 5. Deus é o nosso socorro bem presente na angustia, que o Reis corruptos nos provoca.  Salmo, 46: 1.
Oremos para que a nossa fé não desfaleça. O diabo pediu a Jesus para cirandar com Pedro, mas Cristo intercedeu por Ele, para que sua fé não viesse a desfalecer. A tua fé, a minha fé, a nossa fé jamais desfalecerá, pois só esperamos em Deus, em Cristo Jesus e nEle estamos alicerçados.
Que caiam os Reis corruptos, e a Jesus Cristo toda honra e toda glória!
Que o Senhor nos abençoe!


Pastor Robério Costa

Categoria:
Sobre o autor Este espaço tem como objetivo alegrar corações com assuntos Sadios, com alvíceras trazidas pelo Espírito Santo. Sou grato a Deus, por ter me dado a oportunidade de escrever estas mensagens. Que você possa ser abençoado nos visitando, na Pessoa Bendita e Maravilhosa de Cristo Jesus! Pr. Robério Costa. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares