Notícias em tempo real...

Loading...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O BOM PASTOR E O MERCENÁRIO
Pastor Robério Costa12:02 0 comentários


João 10: 11 Eu sou o bom Pastor, o Bom Pastor dá a sua vida pelas Ovelhas.



Jesus abre o capítulo 10 dizendo: Que há duas entradas.
A porta no curral das ovelhas: prestamos atenção que o Pastor e as ovelhas não se desgrudam, termo interessante: ouvem sua voz, e chama pelo nome.
Ovelhas genuínas não podem ter apelidos, ou pseudônimo, por que na hora da chamada é pelo nome. Conta-se que na Escócia um certo pastor precisou ausentar-se de um rebanho que cuidava por um longo tempo, e convocou um amigo para substituí-lo. O treinou e deu-lhe a capa, o capuz e o cajado.
Pois bem, a princípio as ovelhas o obedeciam, pois a aparência era do verdadeiro pastor, mas quando o pastor substituto abriu a boca para chamar uma ovelha, aconteceu que todas se assustaram e partiram em correria e disparada, pois reconheceram que a voz não era do seu próprio pastor.
No versículo 3 Jesus diz que a verdadeira ovelha ouve a voz do seu pastor e ele a chama por um nome; não por apelido, quem não tem o nome escrito no livro da vida, tem o apelido escrito no folhetinho escrito do mercenário.
No versículo 5 diz que de modo algum seguirão a estranhos, antes fugirão dele.
Mas o que faz tanta gente seguindo mercenários por aí?

Quando somos ovelhas não conhecemos a voz de estranhos. 
No versículo 6 eles não entenderam o que Jesus queria dizer. Hoje não é diferente, parece não estarem entendendo o que a Bíblia está dizendo.
No versículo 9 Cristo se revela como bom Pastor e a porta eterna. "Eu sou a porta e se alguém entrar por mim, salvar-se-á e entrará e sairá e achará pastagem". Promessas maravilhosas para o futuro das ovelhas.
Aqui Ele cita quatro pontos interessantíssimos:
01- Salvar-se-á: saiu das garras do mercenário, dos enganadores, dos charlatões, deixa de subir por outra parte conforme o versículo 1, como ladrão e salteador.
02- Entrará: Adentra para o holl dos salvos, nome no livro da vida, estou dizendo nome; não apelido, registro celestial, certidão de nascimento com carimbo de sangue, sangue da nova e eterna aliança, sangue precioso e salvístico de Cristo Jesus.
03- Sairá: Em dois aspectos; quando deixaremos este mundo no sentido coletivo, (arrebatamento da igreja, isto é: para ovelhas) vinda do Senhor Jesus. A outra seria morte física, quando iremos para o túmulo, ficando à espera do chamado da ressurreição dos salvos. Daniel 12: 2 e João 5: 28
04-Achará Pastagens: Alimento eterno para as nossas almas, vida constante recebendo só do céu, boa pastagem para uma ovelha pura e remida. 
No versiculo 13, Jesus nos abre os olhos mostrando: O MERCENÁRIO.
Primeiro caractere dele: é fujão, não se responsabiliza por nada, a casa está caindo, que se dane as ovelhas, primeiro quer salvar sua própria pele, jamais volta para saber do desastre, segue provocando outros e fazendo mercenarinhos. O mercenário foge e não tem cuidado das ovelhas.
Meu Velho Pastor sempre dizia: "Quer saber ou distinguir o Pastor do mercenário?"
 É só observar se ele ama, e nisto a lágrima descia dos olhos, que saudades... Rev. Pastor Edvaldo Fernandes Cardoso, Igreja Batista do Calvário, Governador Valadares, MG. Descansa no Senhor desde 1999. (In memoriam)

Em uma certa igreja um jovem líder de mocidade, chamou o seu pastor dizendo que não podia mais estar na igreja e na direção da liderança dos Jovens, pois já era não digno de estar ali, ocupando aquela santa posição. O pastor cheio de amor o indagou; "Mas porque meu filho está deixando a casa do Senhor? Lugar de bom pasto, campos verdejantes, bom para estar e viver, mas porque?" 
Aquele jovem pensou um pouco para responder e disse: "Pastor, estou em fornicação, não sou digno de estar aqui, pois Jesus é Santo e eu estou impuro."
Nisto o Pastor quase caiu para trás (se espantou), e os olhos começaram a lacrimejarem, pois o abismo estava próximo aquela ovelha. Então o Pastor o propôs: "Você não pode sair de qualquer jeito, de qualquer modo, pois serviu ao Senhor aqui por longo tempo, então iremos neste próximo sábado realizar um culto agradecendo a Jesus, pelo anos que você esteve aqui e assim convocaremos toda a mocidade."
Chegando o sábado a igreja lotou- se de Jovens para despedida do irmão lider, pois era carismático, comunicativo, conhecia bem a palavra de Deus, extremamente estratégico para ganhar jovens lá de fora.
Naquele dia foi um culto diferente, o secretário não estava presente para lavrar a Ata de exclusão.
O Pastor dirigente tomando o microfone começou a ministrar sobre as noventa e nove ovelhas, Lucas 15:4 e a atenção redobrada em busca da que se foi. Naquele dia o amor falou mais alto, ouve um derramamento do Espírito Santo nos corações, ouve perdão, reconciliação, abraços, lágrimas com abundância, arrependimento, e aquele jovem caiu com o rosto no piso, por um longo tempo com lágrimas excessívas.
Conclusão: Ficou na igreja liderando, em seguida Deus mostrou em sonhos sua esposa, logo casou-se. Hoje é um líder usado por Deus no ministério.
Mas, o mercenário não age assim. Primeiro porque ele não sabe agir com amor, antes deixa para os lobos devorarem a presa.
Se alguém se encontra nesta mesma situação, procure o bom Pastor, nunca o mercenário.
Jesus irá fazer da mesma forma que foi feito com este jovem.
A Biblia diz que: "Aquele que confessa e deixa o pecado, alcança misericordia da parte de Deus." 
Provérbios 28: 13b


Que Deus os abençoe em Cristo.
Robério Costa
Categoria:
Sobre o autor Este espaço tem como objetivo alegrar corações com assuntos Sadios, com alvíceras trazidas pelo Espírito Santo. Sou grato a Deus, por ter me dado a oportunidade de escrever estas mensagens. Que você possa ser abençoado nos visitando, na Pessoa Bendita e Maravilhosa de Cristo Jesus! Pr. Robério Costa. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares