João, 4: 23b Pois o Pai, procura a tais que assim o adorem.
Adorar a Deus em Espirito e em verdade, notamos dois pontos importantes aqui para que a adoração do crente chegue a Deus.
A adoração a Deus, começa pelo espirito humano, quando observamos Gl. 5: 16 Paulo disse que devemos andar em Espirito "Notamos que se refere ao Espirito de Deus" e não satisfareis a concupiscência da carne. Esta vontade da carne é oposta a adoração. Só se adora a Deus andando pelo Espirito de Deus juntamente com o espirito humano. Rm 8: 16 Nos mostra, o Espirito de Deus em fusão com o espirito humano.
Quem são estes que o possuem? No segundo ponto o termo: EM VERDADE O oposto da verdade é a mentira, é impossível adorar o criador, dono da verdade em um envolvimento constante com a mentira. Mt. 15: 9 Jesus disse: Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
Adoração a Deus é tão escassa que a Bíblia diz: Que Deus procura estes tais. É como se Ele colocasse uma placa em cada igreja deste mundo, com um certo dizer: Quer ser adorador? estamos procurando.
Outro ponto para preencher o requisito de adorador é a fidelidade, onde Deus afirma que contempla os fiéis em toda a terra. As vezes precisamos adorar a Deus somente com gemidos e lágrimas, quando temos que andar na verdade, exercer a fidelidade e andar com o Espirito de Deus, porque muitas vezes neste mundo somos forçados a agir com infidelidade, mentira e abandonar o Espirito de Deus.
Pois bem, Se a verdadeira adoração é composta deste conjunto: Verdade, fidelidade e ter presença do Espirito de Deus, podemos fazer uma alto crítica, e ver se a nossa adoração esta chegando ao trono de Deus, ou não. Se não? A Única alternativa é esta: Deixar a mentira, ser fiel com as coisas de Deus e buscar o Espirito de Deus para andar com Ele.
Uma curiosidade no texto de João 4. Porque Jesus, preferiu deixar este registro Bíblico sobre a adoração, não ministrando na sinagoga, tendo como personagem central uma pessoa não de sua linhagem e com comportamento conjugal comprometido? O local foi em Siquem, a mulher Samaritana, já no sexto relacionamento conjugal comprometido, pois o marido não era dela.
Em Lc 3: 8 Jesus afirma que: Que até destas pedras, Deus pode suscitar filhos de Abraão. O Patriarca vem de Ur dos Caldeus na Mesopotâmia, de uma linhagem idolatra, mas Deus o moldou para ser um adorador e por onde passava, erguia um altar de adoração ao Senhor. Mas ele mentiu? sim, por uma circunstância impar, logo se concertou o altar e voltou a verdadeira adoração ao criador. Vamos praticar a verdadeira adoração a Deus. Os Judeus perderam esta grande oportunidade, por estar envolvidos tão severamente no sistema religioso, e não souberam o que é ADORAR.
Chegamos uma conclusão, que o sistema religioso, impede o homem de ser um verdadeiro adorador. Permita Deus que, naquela placa frente as igrejas, posta por Deus, venha nos achar em Espirito e em verdade, praticando a fidelidade. Só assim seremos verdadeiros adoradores. Obviamente existem os falsos adoradores, tomara que não estejam no nosso meio.
Que Jesus, nos abençoe!!
Pastor Robério Costa
0 comentários
Postar um comentário