quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

QUE TEM UMA ALMA? O QUE UMA ALMA TEM?
Pastor Robério Costa17:34 0 comentários

Mateus, 16: 26
Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma?  Ou, o que dará  o homem,  em troca de sua alma?
Alma faz parte da formação do homem, corpo, alma e espirito.
Vocábulo no hebraico, NEPHESH é citado no AT. mais de quinhentas vezes, no grego PSYCHE, é citado mais de trinta vezes, o novo testamento.
O Senhor Jesus, faz duas perguntas no vs. 26, o homem é incapaz de responde-las, pois exatamente pelas almas, que foi feito a troca, para que as mesmas, não viessem a perecer no inferno. Jesus morrendo, as almas viveriam.
Alma, intelecto, razão, mente, vamos aqui o ponto chave para sabermos o valor inegociável da alma, quando Cristo em Lc 15. 4 a 7, explica com tão grande clareza, sobre o valor esplêndido de uma alma. Tanto que, 99 estavam já seguras, e uma por ter desgarrado do aprisco, encontrava-se na margem do abismo, na tangência do inferno, quando é encontrada, Cristo a trás nos ombros, com o coração cheio de alegria. Jesus jamais trataria com rigor esta alma, senão Ele mesmo bateria de frente com sua própria Palavra: Ele não veio esmagar a cana quebrada, e nem apagar o pavio que fumega. Is. 42: 3.
Cristo com suas mãos Santas, começa um tratamento das feridas, tanto do corpo e também da alma e a reata no aprisco novamente.

Mas, o que tem uma alma?
Algumas tem: fama, dinheiro, intelecto, boa reputação, boa aparência, corpo perfeito, ótimos ideais, e muitos outros caracteres. ISTO É LOUVÁVEL E SALUTAR.
Esta alma é cobiçada por muitos, pois nela pode tirar muitos proveitos, mas há uma facilidade muito grande, desse tipo de alma causar aborrecimentos, escândalos, mas Cristo morreu também por elas.

O que tem uma alma?
Em questão de aquisição, tem valores e possessão. A alma que tem, que possui, que adquire, que compra, que vende, que importa, que exporta, vive tranquila com muitos bens. Lc. 12: 19   Essa é desejada e cobiçada por muitos. Lógico que há grandes vantagens e lucros, quando tem uma alma deste quilate em mãos.
Mas, o que uma alma tem? Primeiro, a falta de descobrir que o Senhor,  é Deus em todas as coisas, isto na maioria das almas, que tem possuído tudo conforme citado acima. Toda a alma necessita de Cristo, para ser salva. 
A imortalidade da alma, não questiono, já esta explicitamente provado em Lc. 16: 19. muito bem explicado lá.
Uso novamente a expressão, morrer não existe aqui, simplesmente, fecha os olhos e acorda já desfrutando, ou gemendo de sofrimento no lugar dos condenados.
Nas igrejas, qual a melhor alma para os líderes? A que possui, ou a que não possui?
Acredito que, uma igreja de um milhão de membros que não possui, é sustentada diretamente pelo Senhor Jesus. Poder aquisitivo, falta ali, da-nos a entender, que é uma igreja pobre, mas quando voltamos no princípio da igreja, todos os que tinham, dividiam com o que não tinham. At. 4: 32 E a igreja avançou bem, porque Cristo, estava no timão do barco, não faltava nada, e o que tinha de fartura naquela igreja, era a presença abundante do Espirito Santo, abundância de alegria, satisfação e prazer em servir a Cristo.
Em meu parecer, a melhor alma, é aquela citada no Sl. 24 Vs. 4  Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade e nem jura enganosamente.

O que uma alma tem?
Desejos, fraquezas, dificuldades, e muitas outras coisas, esse tipo de alma, é sempre olhada de cima para baixo nas igrejas, exatamente por causa, de sua lã, que não é tão volumosa. Muitas vezes, esse tipo de alma, Deus usa com muito poder, exatamente, porque está vazia de si própria.
A probabilidade de ter um coração puro, é sem dúvida, mais fácil, nesta qualidade de alma, do que, nas almas prepotentes e  arrogantes que confiam em seu próprio braço. 
Em Mt. 5. 7 Diz, que estes verão a Deus, no Vs. 3 deste mesmo Capitulo, diz que esse tipo de alma, é que faz a formação do Reino de Deus.

Que Deus nos abençoe!!


Pastor Robério Costa.
Categoria:
Sobre o autor Este espaço tem como objetivo alegrar corações com assuntos Sadios, com alvíceras trazidas pelo Espírito Santo. Sou grato a Deus, por ter me dado a oportunidade de escrever estas mensagens. Que você possa ser abençoado nos visitando, na Pessoa Bendita e Maravilhosa de Cristo Jesus! Pr. Robério Costa. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares