sábado, 22 de fevereiro de 2014

O RICO E LÁZARO
Pastor Robério Costa20:08 0 comentários

Lucas, 16. 19 e 20
Há muitas indagações sobre este assunto, embora o subtítulo, não o descreve como parábola.
Segundo Orlando Boyer, em conceito, ele disse que parábola é uma narração curta para ensinar, uma verdade moral ou espiritual.
Jesus aqui, quer nos mostrar, os dois lados da moeda. A imortalidade da alma, a importância de sermos bons, cuidadosos, conhecedor da doutrina (Soteriologia) de salvação, deixando um fácil entendimento, para que todos leitores, ao passar por aqui, venha a temer ao Senhor, dar mais crédito a Palavra de Deus (Is. 53) enfim, ser sabedor do que irá acontecer, com sua própria vida, após deixar esta terra. Chego em plena conclusão, de que ninguém morre, só é remanejado, deixando aqui, a matéria em seu lugar de origem, e indo se instalar na Eternidade.
Temos o rico como protagonista do relato, e o pobre lázaro, de tão destituído da sociedade, que fico até meio constrangido de chama-lo coadjuvante.  Na vida todo indivíduo pobre financeiramente, fica na expectativa de galgar algo material que vem da parte dos ricos, como: Proposta de trabalho, facilidade de acesso, ser referenciado e outros mais...
Dois extremos na sociedade, feito pelo dinheiro, conforto, mordomia, fama e etc...Já no Vs. 22 tudo se nivela na horizontal (cemitério) e nesta transferência, as coisas se invertem; quem passa a ser o protagonista da história do lado de lá, é o ex-pobre Lázaro.
Quem tinha fartura das melhores bebidas, estava tão carente, que implorava por uma simples gota de água, que outrora, fazia tanto desperdício, e jamais passava por sua cabeça, que um dia lhe faria falta. Observando o mundo hostil, corrupto e violento, pessoas vivendo em devassidão, desperdícios, orgias, imoralidades, com as costas viradas para Deus, o mesmo que enviou Jesus com uma reserva de água, boa, cristalina e inesgotável, que purifica, lava, salva, sacia e santifica, mas o moradores perversos iníquos, rejeitam a beber.  Mas quando forem transferidos, para lá, onde encontra-se o ex-rico, de Lucas 16, irão proceder da mesma forma, pedindo uma gota de água cristalina, que Cristo oferece hoje, mas não terão, pois a oportunidade passou e restará somente lembranças e pedidos sem resposta.
No Vs. 24, o clamor a Abraão, observamos que, mesmo lá no inferno, não se desvencilhou do sistema religioso, usando a expressão: "Pai Abraão" O que todo o Judeu, esta ainda, umbigado , ou melhor, a tendência do ser terrestre, é de se ligar a uma das religiões, para achar-se justificado, diante de Deus, coisas que a religião, licencia a fazer, mas são abomináveis diante de Deus. Como por exemplo: Bebedice, orgia, glutonaria, feitiçaria, idolatria, emulações, homicídios, Ira, porfia, facções e muitas outras coisas que distanciam o ser humano do Criador. (Gl. 5).
Esqueceu o rico que lá do outro lado, quem é Pai, é o Eterno, o Criador, O Senhor dos Céus, o Poderoso Deus do Universo, Pai do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Há diversas questões, sobre estas diferenças; Que todo o rico vai para o inferno, e o pobre vai para o céu. Fácil de entender:  A maioria dos ricos, só pensam em aplicações, soma, multiplicação para que haja volume em seu patrimônio, empreendimento etc...
Não vamos generalizar, mas iremos pelas palavras de Cristo que:  É tão difícil um rico herdar o reino de Deus, mas não é impossível, pois o Sangue de Jesus, foi por ele também, mas na questão de reconhecer isto, torna-se difícil, pois o mesmo esta, imantado no sistema financeiro, que o torna grande e forte parede, que o impede descobrir que Cristo, é melhor que as riquezas.
Em Mt. 5. 3, Jesus afirma que o pobre de  espirito, tem herança no reino de Deus.  Todos nós nesta terra, sem Cristo somos pobre de espirito, e o mesmo só enriquece com a aceitação do evangelho no coração.  Vejamos que a palavra espirito, aqui esta com inicial minúscula, refere-se ao espirito do homem. Todas as vezes que a escritura traz a expressão com a inicial maiúscula "Espirito" refere-se ao Espirito de Deus. A palavra afirma: Que todos são pobres, miseráveis e destituídos estão da glória de Deus  (Rm. 3. 23)  Mas se o materialismo predomina na vida do homem rico, como crerá no transcendental?  Vai levando a vida terrena, como se o céu, fosse por aqui. Mas nesta narrativa, é feito pelo homem rico, um pedido, para a implantação do espiritismo aqui na terra; FOI NEGADO!  Onde ele pede para voltar, e anunciar a salvação aos seus cinco irmãos. Nos dá a entender, que o rico condenado, pede oportunidade, para que Lázaro volte e seja o pregador, o ministro, o intermediário, o missionário indo levar a palavra, aos irmãos do ex-rico. (ABSURDO)
Quando Lázaro, estava jazendo a porta deles, era destituído da sociedade, fora das clãs, ficaria bem difícil, pois nos parece, que os irmãos do rico, também eram incrédulos, pois a missão era, inverter o quadro dos que restavam indo no mesmo caminho do irmão rico. Vs. 29 nos mostra, que tudo foi absolutamente negado, pois lá já existia Moisés e os profetas. Lázaro então foi salvo, pelo livro de Moisés e os profetas.
Hoje a Graça de Deus, ainda esta derramada, as oportunidades de salvação, estão por aí, jorrando com fácil acesso (Evangelho pelos meios de comunicação, mais atuais).  Mas muitos preferem, ficar na mesma condição do rico citado em Lc. 16, esbanjando, gastando nas orgias em desperdício generalizado, e esquecem que a porta da Graça, esta quase fechando.
Is. 55. 8 Diz: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar.
Não faça como este moço rico, que não lembou o que estava por vir, faça como Lázaro, não despreze o Evangelho, dê crédito a palavra de Deus (Is. 53. 1) Lázaro foi salvo pela palavra (Moisés e os profetas). 
Converta a Cristo, e deixe o Espirito Santo mostrar-lhe o caminho Eterno.
Se estiver entendendo esta simples mensagem, guarde-a  no coração, pois lhe valerá muito, quando partir desta terra. Procure hoje uma Igreja Evangélica, e comece a praticar a piedade, a bondade e mantenha sua salvação até o dia do Senhor. Certamente um dia morrerá e seguindo assim, obviamente habitará junto a Lázaro, com fartura das primícias de Deus, um lugar tão chique, que castelo nenhum nesta terra, se assemelha a Ele.  Aquele rico, pediu muito, mas a resposta de Abraão, foi fazer-lhe lembrar, que outrora, foi lhe dado muitos bens, e além disso, ganhou também oportunidade, de conhecer a lei e os profetas, mas não deu crédito.
Os seus muitos bens, o impossibilitou de conhecer a Deus, foi sufocado por eles, e lhe custou a condenação eterna no inferno.
Por isto que Cristo nos alerta, de que vale ganharmos tudo que é terreno, e perdermos a oportunidade, de vida Eterna (Mc. 8. 36 e 37)   
Creio que todos que se encontram no Sheol, lamentam igualzinho a este miserável ex-rico, sabendo que a salvação, já não é mais possível, fez um desperdício total com a vida, e não lembrou de garantir, um lugar na Eternidade com o Senhor.
A condição de Lázaro foi contraria, passou por maus pedaços, necessidades, frio, fome, doenças, descriminação, mas apesar de tudo, não abriu mão de sua salvação, sabia que havia, um descanso com Deus um dia, e que aquele sofrimento, seria transitório.
Creio que era um bom conhecedor da palavra de DeusO fato de que o levou a uma situação tão miserável, não quero conjecturar, pois o de melhor ele galgou e recebeu; SALVAÇÃO.
A Bíblia diz que; Aquele que perseverar até o fim, será salvo (Mt. 24. 13) Foi fiel até a morte e o Senhor lhe concedeu a coroa da vida (Ap. 2. 10b)
No Vs. 26 mostra a separação dos condenados, um abismo terrível, e os que estão lá contemplando os salvos sem poder jamais serem transferidos para o seio de Abraão.
Jesus disse que neste mundo, quem é salvo, sofrerá aflições, perseguições, mas vale a pena manter-se justo e temente ao Senhor. Deus que nos ajude, todos os dias.

Que Jesus te salve.

Pastor Robério Costa.
Categoria:
Sobre o autor Este espaço tem como objetivo alegrar corações com assuntos Sadios, com alvíceras trazidas pelo Espírito Santo. Sou grato a Deus, por ter me dado a oportunidade de escrever estas mensagens. Que você possa ser abençoado nos visitando, na Pessoa Bendita e Maravilhosa de Cristo Jesus! Pr. Robério Costa. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares