quinta-feira, 22 de março de 2012

SERMÃO DIRETO OU ÁGUA COM AÇÚCAR?
Pastor Robério Costa13:43 0 comentários













Por quase quatrocentos anos os profetas se calaram em Israel, o último profeta veterotestamentário, registrou suas profecias aproximadamente quatrocentos e trinta anos antes que Cristo viesse.
Silêncio de quatro séculos sem ouvir:  ASSIM DIZ O SENHOR.
Podemos analisar quando Isaías no capitulo 40 diz: Vós que clama no deserto, referindo-se a João Batista, a palavra deserto, queria dizer que tudo estava árido e silencioso, até que o precursor chegasse. O Evangelho de Marcos já abre citando sobre ele. Viria primeiro a fazer o preparo para o Messias.  Mc 1: 2  fazer preparo para qualquer edificação requer várias mexidas drásticas.
Em Israel o povo estava numa inércia espiritual terrível, pois o silêncio de Deus imperava, e o sermão não poderia ser:  meus queridinhos, amadinhos, judeuzinhos, filhinhos do colo de Abraão, etc...
Sermão amanteigado não resolveria a questão, João tinha uma responsabilidade impar, não poderia falhar nem perder o pulso com aquele povo de dura servis, cheio de religiosidade, o farisaísmo no seu ápice, assim como o saduçaísmo. A mensagem teria que ser direta, objetiva e sem rodeios. Começou fazendo adeptos e pondo em prática o batismo nas águas.  Em Mt. 3: 7 aparece João com toda a intrepidez pregando no deserto da Judeia, tema: ARREPENDIMENTO. Cognominando aqueles de: RAÇA DE VÍBORAS, bateu forte na cabeça dos religiosos.  Ali não produzia mais nada, tanto que João incitava  na produção de um fruto que gerasse arrependimento, certamente o povo já estava cauterizado,  não se sensibilizavam com mais nada, faziam, pecavam, maus tratos, e não despertavam em arrepender-se.   No vs. 9  Os judeus batiam no tema religioso: TEMOS POR PAI ABRAÃO.  E nunca lembravam da mãe iniquidade.
João apresenta o instrumento cortante já instalado na parte vital da planta (o machado). Quem não se lembra da expressão; cortando o mal pela raiz?
Eis que o machado já esta posto a raiz da árvore.  Mt. 3 : 10  Significava que a ira de Deus já estava volumosa no copo quase derramando. Cortando velhas manias, costumes, preceitos, religiosidades, inércia espiritual, fazendo com que o povo acordasse para a chegada do Messias.
O ministério de João não foi com sermões duros, mas a altura do que os Judeus necessitavam, precisavam ouvir exatamente daquela forma.
Hoje somos precursores do segundo advento (próxima vinda de Cristo).  E os sermões são objetivos?  com mensagens de concerto e arrependimento? estamos quase igual no deserto da Judeia.
Qual o pregador de hoje que ao ocupar um púlpito exclama:  Raça de víboras,  quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?  quem vos ensinou a pregar uma uma prosperidade terrena e finita?  quem vos ensinou compor cânticos somente sobre triunfalismo?  e deixar a adoração em segundo plano?  quem vos ensinou a esconder a mensagem do Espirito Santo e expor seu ponto de vista como mensagem?  quem  vos ensinou que o tempo da graça tudo pode?  quem vos ensinou a anular os mandamentos de Deus?  quem vos ensinou a possuir grandes patrimônios para si próprio com ofertas e dízimos dos irmãos?   quem vos ensinou tais coisas e outras que a Bíblia não lhe ensinou?  nem lhe ordenou a pregar?   quem foi?   Não pregam assim.  Porque não tem víboras?  grandes cascavéis, jararacuçus, jararacas, cobras extremamente mortíferas no meio do povo, mas a intrepidez e coragem de expor a mensagem para expulsar o INSTITUTO BUTANTà de dentro da igreja. Certos, líderes se acovardam em exercer assim, gera grandes prejuízos financeiros, alguns deles tem cacife, costa larga e ocupando grandes posições ai fora, terminam mandando em tudo, até dentro da igreja.  Hoje quem pregar como João pregou, pode estar certo que Herodes esta por aí e vai lhe custar o pescoço.
Finalizando;  Vamos ministrar a palavra de concerto e arrependimento,  senão o povo não terá crédito para estar de pé diante do Filho do homem quando Ele vier. Lucas 21: 34  Pois os corações terminam se enchendo de glutonarias, embriagues e cuidados desta vida.

Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós.
Pastor Robério Costa
Categoria:
Sobre o autor Este espaço tem como objetivo alegrar corações com assuntos Sadios, com alvíceras trazidas pelo Espírito Santo. Sou grato a Deus, por ter me dado a oportunidade de escrever estas mensagens. Que você possa ser abençoado nos visitando, na Pessoa Bendita e Maravilhosa de Cristo Jesus! Pr. Robério Costa. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares