Observamos que há uma característica entre as dez; Todas eram virgens.
Mas a imprudência estava presente, somente em cinco delas. Mesmo sendo virgens, conservando uma pureza, sofreram condenação.
Mesmo sendo virgens, preferiram um azeite comprado, do que um azeite doado por Deus.
Mesmo sendo virgens, estavam envolvidas em um relacionamento, que lhes comprometera a passar porta a dentro.
Comerciantes e compradores de azeite, descerão ao inferno.
Observações:
a) Como entender o comercio de azeite?
b) Quanto vale uma porção de azeite?
c) Onde compra-se este azeite?
d) Quem são os mercadores de azeite?
O espaço de tempo, de ida para a compra do azeite, Mt. 25: 9b Acontecerá o evento da vinda do Noivo. E nesse intervalo, haverá um desespero, um tumulto entre o povo, a procura do verdadeiro azeite, mas não encontrarão. Sabem porque? Exatamente porque Ele é inegociável.
A meia noite, o mercado do azeite provavelmente, já estava fechado. Os vendedores do falso azeite, certamente, já se encontravam, em suas luxuosas recamaras, desfrutando de uma riqueza ilícita, adquirida, neste tenebroso mercado.
A expressão: Aí vem o noivo, saí ao seu encontro, mostra-se que a hora é de densas trevas, difícil para estar em locomoção, nisto a falta de azeite, impossibilitaria, o deslocamento, por falta de claridade suficiente, ou melhor, falta de luz no caminho.
Dai-nos do vosso azeite. A expressão é bem comum em nosso meio, de acordo o que aprendemos nas escrituras: SALVAÇÃO É INDIVIDUAL.
As nossas lampadas se apagam: Aqui se refere ao tormento daquela dia, a passagem estreita no tubo do funil, que está a frente de cada um, o juízo logo adiante, o desespero é total, tempo escasso. Por isso quando acontecer o apagar da velha chama da vida, temos que ter plena convicção, que há azeite puro, não comprado, e que esteja em nosso depósito suficiente para que possamos passar antes que a porta se feche. Mt. 25: 11
Mais tarde chegaram as virgens imprudentes: A questão de chegar atrasado, o primeiro choque, é encontrar a porta já cerrada. Tenhamos máximo cuidado, e não devemos deslocar do local onde jorra puro azeite, e não irmos por influencia de terceiros, à procura de movimentos, comandados por mercenários, estufados no dinheiro, fazendo comercio de um azeite que não terá valor algum para Deus, oferecendo crescimento financeiro, para um dia a dia mais tranquilo. Mas quando ouvir o grito: Aí vem o noivo, e resolverem voltar a fonte do puro azeite, será tarde demais. Jesus finaliza esta parábola alertando-nos: VIGIAI! Porque o dia e a hora é impossível o homem saber. Mas os sinais de sua vinda, estão claramente descritos na Bíblia Sagrada. Sem sombra de dúvida alguma, Cristo está quase voltando. Preparemo-nos!
Em Cristo,
Pastor Robério Costa
0 comentários
Postar um comentário